domingo, 19 de setembro de 2010

Navegar é preciso, mas nem sempre é preciso.

Olá gentes e gentas!

Nesse meu post de inauguração, digamos assim, quero compartilhar um dos maiores problemas de quem, assim como eu, vive a aventura ou desventura de todo dia ter que pegar ônibus: a precisão.
Uma certa pessoa chamada Fernando Pessoa disse o seguinte: NAVEGAR É PRECISO! Ao dizer isso, ele não se referiu (ou não apenas) à necessidade de se navegar, mas à precisão (adjetivo) de se navegar, ou seja, à exatidão.

Linda frase, linda reflexão. Mais linda ainda quando ele a complementa: NAVEGAR É PRECISO. VIVER NÃO É PRECISO. Lindo e profundo, né? Ok, Fernando Pessoa, você foi uma pessoa muito massa e tal, mas mesmo não te conhecendo assim tão pessoalmente, vou me dar o direito de discordar de sua afirmação. Fernando, querido, certamente você nunca pegou ônibus e nunca teve que "navegar" por meio deste transporte, então meu caro, eu digo: NAVEGAR É PRECISO, MAS NEM SEMPRE É PRECISO! Navegar é preciso, pois afinal só assim poderei chegar ao destino desejado. Navegar, no entanto, nem sempre é preciso, já que nós, como navegadores, ou melhor, passageiros, estamos sempre suscetíveis a imprecisão, a imprecisão de pegarmos o bus errado ou de descermos na parada errada, etc.

Eu mesma já sofri destas imprecisões algumas vezes e conheço pessoas várias que sofreram disso também. Minhas imprecisões já se deveram a fatos como: ler Araturi, onde estava escrito Potira; ver apenas a placa lateral  do ônibus que dizia Araturi, quando na verdade a placa da frente registrava outro destino, este sim correto: Jurema; dormir no ômibus e perder a parada; se empolgar no papo com um amigo e não lembrar da vida.... Enfim, múltiplos fatores!
Bem, acho que deu pra provar meu ponto de vista e espero que concordem. Que atire, então, a primeira pedra no para-choque quem nunca tiver passado por isso ou quem nunca ao menos conheceu alguém que viveu desta imprecisão.
Sim, navegar é impreciso.

2 comentários:

  1. sábias palavras!!!
    com certeza, se F.P. estivesse vivo concordaria com vc!

    ResponderExcluir
  2. kkkkkk
    se ele morasse no interior de Fortaleza,entederia mais ainda.
    ;*

    ResponderExcluir